08 junho 2013

Resenha livro+filme: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Hoje teremos a primeira resenha do blog e começando com uma obra incrível do Nicholas Sparks (que por sinal está entre meus escritores favoritos). Li o livro recentemente e me apaixonei pela história, é uma daquelas que a partir do momento em que você começa a ler não quer parar mais pra saber logo o que vai acontecer, sabe? Bom, vamos lá!

Título: Um Porto Seguro
Título original: Safe Haven
Editora: Novo Conceito

Sinopse: O livro gira em torno de uma mescla de mistério, suspense e romance. Conta a história de Katie (Julianne Hough) uma nova e discreta moradora de Southport, na Carolina do Norte, onde ela busca um recomeço para sua vida e uma forma de apagar o passado, que tem mais coisas escondidas do que imaginamos no começo da história. Katie aluga uma casa isolada da cidade e consegue um emprego em uma lanchonete. Acaba conhecendo Jo (Cobie Smulders), sua vizinha super sincera que se torna sua melhor e única amiga. Mas como o destino reservara algo para ela, foi em uma de suas compras ao minimercado de Southport que conhece Alex (Josh Duhamel), dono do comércio, e seus dois filhos, Josh e Kristen. A partir disso ele passa a prestar mais atenção em Katie, que pra ele é uma mulher cheia de segredos. Com o tempo os dois se aproximam e aí inicia a história de amor. No decorrer do livro vemos os personagens construindo uma relação com base na amizade antes de qualquer laço amoroso, aos poucos Alex vai desvendando os mistérios de Katie e o porquê de ela ser tão fechada e quieta, esta por sua vez continua muito reservada e com medo de uma maior aproximação tanto com Alex quanto com seus filhos, especialmente Kristen, com quem ela torna-se muito apegada. No desenrolar dos acontecimentos o livro muda de foco e volta ao passado doloroso e traumático de Katie a medida em que ela vai se abrindo com Alex e contando sua vida, assim a narração prossegue contando os motivos que a levaram a mudar de cidade. É nesse ponto que as expectativas mudam de direção e encontramos o suspense e ação, algo inesperado e ainda assim envolvente. A verdade sobre Katie é que ela fugiu de seu marido Kevin (David Lyons), um investigador de polícia que a violentava por ser muito ciumento e ter uma obsessão absurda, mantendo-a assim presa dentro de casa onde ela sofria agressões que Nicholas Sparks retratou de forma um tanto pesada, mas com uma pitada de delicadeza. Basicamente o livro foge do típico romance que causam lágrimas nos olhos ao qual os leitores de Nicholas estão acostumados, no entanto não deixa de emocionar e ter um final surpreendente. No meu ponto de vista é uma narração muito boa e com certeza eu leria novamente e recomendo a todos, pois irão cativar-se mais e mais a cada capítulo.

Filme:
                                                     

Assim que li o livro já quis assistir o filme, mas iria demorar um pouco no Brasil e eu, como a louca ansiosa que sou, assisti em um site na versão espanhol. Tenho algum conhecimento da língua e não foi muito difícil entender, a verdade é que eu queria mesmo ver como eram as cenas (risos) então deu pra encarar. Porém, ao contrário do livro, o filme é ruim. Isso mesmo. De todas as adaptações para o cinema dos livros do Nicholas Sparks esse deixou muito a desejar. O filme é cansativo e tiraram muitas cenas importantes, logo no começo vi que mudaram o enredo e no decorrer do trama cheguei a conclusão que ficou resumido demais e com partes que não tem nada a ver com o livro, quem não o leu e não conhece a verdadeira história de Katie e Alex provavelmente não vai entender direito quando assistir, pois o resumo mal feito deixa no ar um efeito de "como assim?" e o final é bem diferente, entrando em total contradição e estragando todo o clima, se é que me entendem. Enfim, acredito que poderiam ter feito uma adaptação melhor e não estou dizendo que odeio o filme e que ele está na minha lista dos piores da história, só achei muito fraco e assim como boa parte dos que assistiram, fiquei decepcionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Alterações: Franciele Honorata | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©